
O telhado ecológico, que também é conhecido como “telhado verde”, está sendo cada dia mais utilizado nas construções de casas e empresas, devido ao crescente interesse em construções sustentáveis. Considerando que trata-se de uma boa alternativa para reduzir os impactos do crescimento urbano no meio ambiente.
Trata-se de um sistema de cobertura verde, constituído por vegetação e composto por camadas. Esse sistema é benéfico tanto para a natureza como para o design e arquitetura da edificação.
Além do mais, o telhado verde além de purificar o ar e captar água da chuva, ele também torna os ambientes internos mais frescos. Também confere um conceito moderno e sustentável para o imóvel.
Composição do telhado ecológico

Ao lado podemos ver as camadas e abaixo explicamos melhor cada uma delas.
- Suporte: Camadas formando um sistema sustentável perfeito para a conservação das plantas e proteção da estrutura.
- Impermeabilização: por meio de uma membrana a prova de água.
- Barreira contra as raízes de vegetação: para que elas não prejudiquem a base.
- Camada de drenagem da água: Nessa sequência normalmente se utiliza argila expandida para facilitar o escoamento da água mantendo o solo arejado.
- Filtro geotêxtil: sendo que essa é permeável para impedir que a terra e argila se misture.
- Camada de terra adubada: que seja de no mínimo 10 cm e dependendo do índice de é pluviométrico da região, é necessário instalar um sistema auxiliar de coleta de água.
Vantagens deste sistema
Confira os benefícios que este sistema nos trás.
Economia financeira: A água da chuva captada pode ser utilizada na limpeza dos ambientes, na jardinagem e também no banheiro, para a descarga, por exemplo. Além disso, realizando os processos certos de purificação, essa água pode se tornar potável.
Isolamento acústico e térmico: A vegetação também é capaz de reduzir ruídos urbanos e diminuir a temperatura do ambiente. Este benefício, além de manter o local mais agradável, ainda economiza energia, pois diminui o uso de climatizadores e ar condicionado.
Qualidade de vida: Um telhado verde pode favorecer o bioma da região, atraindo bichinhos que podem tornar a vizinhança mais agradável e bonita.
Estética: A estética também é importante, e os Telhados Verdes com certeza resultam em uma aparência bem mais elegante e requintada.
Valorização do Imóvel: Os imóveis que recebem o projeto tendem a ser mais valorizados no mercado, devido aos benefícios que ele traz.
Agora algumas desvantagens do telhado ecológico
Manutenção: O Telhado Verde necessita de frequentes manutenções para manter sua estrutura saudável e evitar patologias na edificação.
Alto Investimento Inicial: O projeto inicial pode ter um alto custo.
Sistema Complexo: Por ser um projeto complexo, necessita de mão de obra especializada, pois envolve diversos aspectos de um imóvel.
Surgimento de Pragas: Caso não receba manutenção, podem surgir pragas urbanas no telhado e seus benefícios tornam-se quase inválidos.
Exemplos de telhados ecológicos
Telhados verdes

O telhado verde combina diferentes espécies de vegetais para substituir telhas e outros materiais tradicionais utilizados em coberturas, na construção civil.
Esse tipo de cobertura ecológica contribui para o aumento das áreas verdes, e também torna o imóvel mais atraente, pois permite a substituição do concreto pela vegetação natural. Ele também propicia a prevalência das espécies animais nas áreas urbanas, tendo em vista que atrai aves.
O uso conjunto de telhados verdes com painéis fotovoltaicos já é tendência da construção sustentável. Como o sistema de geração de energia não funciona bem ao ser exposto às temperaturas extremas, o telhado verde atua para diminuir a ação do calor sobre o sistema, tornando assim a geração de energia mais eficiente.

Telha ecológica de fibra vegetal
Estas telhas são fabricadas com fibras de madeiras como eucalipto ou pinho, ou com fibras naturais de sisal, coco e bananeira. Elas podem ser encontradas em diversas cores e utilizadas para a cobertura de casas, edifícios comerciais e galpões.
Telhas solares

As telhas solares se assemelham às telhas cerâmicas tradicionais e acabam sendo uma opção mais discreta para o telhado. Sendo o oposto dos painéis solares, que são geralmente grandes e pouco atrativos do ponto de vista estético.
Entre os muitos benefícios oferecidos pelas telhas solares, está a capacidade de transformar a energia solar em energia elétrica. As telhas solares usam células de silício para transformar a luz solar em eletricidade, assim gerando economia de energia.
Conclusão sobre o telhado ecológico
Conforme vimos, embora haja desvantagens quanto à implantação do Telhado Verde, suas vantagens para o meio ambiente e para sociedade são maiores e mais decisivas, pois estas e outras ações contribuem para a população e também com o bem estar das próximas gerações. Portanto, não são apenas gastos, mas projetos de investimento para o futuro.
O que você achou desse post? Você tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.
Fique por dentro das demais notícias do setor no Blog .